Os benefícios da acupuntura vão muito além da dor nas costas: as agulhas ajudam a emagrecer, controlam a ansiedade e reequilibram todo o organismo.
Utilizada há mais de dois mil anos pela medicina oriental, a acupuntura consiste na estimulação de pontos anatômicos relacionados a diversos órgãos e sistemas do organismo.
Devido a essas possibilidades, os benefícios da acupuntura incluem praticamente todas as disfunções físicas e psicológicas, trazendo alívio para muitas doenças e condições.
Existem diferentes formas de realizar a estimulação dos pontos anatômicos, mas a mais comum delas é por meio da inserção de agulhas muito finas, que penetram superficialmente na pele. Essas agulhas em seguida podem receber uma leve corrente elétrica ou serem manipuladas manualmente.
Independente da linha da medicina chinesa seguida, muitos estudos têm demonstrado que a acupuntura é capaz de oferecer alívio para uma infinidade de doenças.
A medicina tradicional chinesa acredita que as doenças são resultado do desequilíbrio dos canais de energia do organismo, e a acupuntura atua de forma a fazer o ajuste de yin e yang. A medicina moderna ocidental, por sua vez, acredita que os efeitos dessa técnica acontecem devido à estimulação de substâncias que atuam por todo o organismo.
Independente da linha da medicina chinesa seguida, muitos estudos têm demonstrado que a acupuntura é capaz de oferecer alívio para uma infinidade de doenças. Tanto que a Organização Mundial da Saúde reconhece essa técnica como um complemento aos tratamentos convencionais.
Conheça os principais benefícios da acupuntura e saiba como ela pode ser empregada para tratar diversas doenças e sintomas:
1. Emagrecimento e regulação do metabolismo
A medicina chinesa nos diz que o acúmulo de peso é resultado de um desequilíbrio nos órgãos e glândulas responsáveis pela fome e a saciedade, pelos níveis hormonais e pela liberação de glicose na corrente sanguínea.
Quando existe alguma perturbação nesse sistema, passamos a comer de forma inadequada e, ao mesmo tempo, nosso organismo não consegue lidar com essa sobrecarga.
Felizmente, um dos benefícios da acupuntura é o restabelecimento do equilíbrio por meio da estimulação de pontos relacionados ao baço e ao fígado, responsáveis pelo metabolismo. Também podem ser estimulados o pâncreas, que faz a liberação da glicose, e a tireoide, que controla uma importante cadeia de hormônios.
Além do controle da fome e dos hormônios, a acupuntura com o objetivo de emagrecer pode tratar os rins e todo o sistema excretor, de forma a melhorar a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam no nosso corpo.
2. Controle da ansiedade, estresse e depressão
Assim como a acupuntura consegue reequilibrar o funcionamento dos hormônios envolvidos no metabolismo, esse tratamento também exerce efeito positivo sobre os hormônios relacionados ao bem-estar.
Embora o mecanismo de ação da acupuntura não esteja totalmente elucidado, vários estudos demonstram que a estimulação de pontos específicos ajuda a regular a produção e a liberação de serotonina e endorfina, que são responsáveis pela felicidade e pelo relaxamento.
Da mesma forma, é possível estimular pontos ligados à produção dos hormônios do estresse, como o cortisol, diminuindo a sua ação no nosso organismo. Com isso, ocorre uma redução dos níveis de ansiedade e também dos riscos de doenças cardíacas, depressão e obesidade causada por estresse.
3. Tratamento para a insônia
Quem sofre com insônia também pode aproveitar os benefícios da acupuntura. Ao estimular os pontos específicos, é possível regular a produção e a liberação noturna de um hormônio chamado melatonina, responsável pelo sono.
Além disso, os benefícios no tratamento do estresse e da ansiedade também exercem efeitos positivos para quem sofre com dificuldade crônica para dormir.
4. Alívio da dor nas costas e no joelho
Estima-se que até 85% da população passará por episódios de dores nas costas durante a vida, principalmente na região lombar. Justamente por isso, esse é o motivo mais frequente que leva os pacientes a procurar a acupuntura.
A dor crônica nas costas pode ser resultado de vários fatores, desde sobrepeso e lesões na musculatura até estresse e perturbações do sono. Nesse caso, os estudos científicos demonstram alívio de 15% no nível da dor, reduzindo o desconforto e a dosagem dos medicamentos – e, em consequência, os seus efeitos colaterais.
5. Redução de problemas do sistema digestivo
A acupuntura também contribui para o alívio de problemas estomacais, como náuseas, vômitos, azia e má digestão. Esse efeito é especialmente interessante para mulheres grávidas, que podem sofrer muito com esses sintomas e nem sempre podem ser tratadas com os medicamentos convencionais.
Outros pacientes que também se beneficiam desse benefício são aqueles que fazem quimioterapia, bastante utilizada no tratamento de diversos tipos de câncer. Um efeito colateral muito frequente dessa técnica terapêutica são as náuseas e os vômitos, que deixam o paciente ainda mais fraco. Com a acupuntura, é possível prevenir esses sintomas e melhorar a aceitação do organismo do paciente ao tratamento.
6. Melhora na qualidade de vida de pacientes com câncer
Além do alívio das náuseas e vômitos que surgem como efeito colateral da quimioterapia, a acupuntura proporciona uma melhora nos quadros de diarreia ou constipação, boca seca e suor noturno que podem surgir depois desse tratamento.
Somado a isso, os benefícios da acupuntura na ansiedade, na depressão e na insônia ajudam o paciente com câncer a melhorar sua qualidade de vida e saúde mental – essenciais para o sucesso do tratamento contra o tumor.
7. Alívio da enxaqueca e dor de cabeça crônica
As dores de cabeça crônica e as crises de enxaqueca podem ser verdadeiramente incapacitantes, prejudicando a vida pessoal e profissional dos pacientes que sofrem com essas disfunções.
Por apresentar efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, a acupuntura é uma opção de tratamento para essas dores. Além disso, o relaxamento muscular promovido por essa técnica ajuda a aliviar a cefaleia de origem tensional.
8. Alívio dos sintomas da TPM
Mulheres que sofrem com dores de cabeça, cólicas, inchaço, alterações de humor e outros sintomas no período pré-menstrual também podem se beneficiar da acupuntura.
No início, podem ser necessárias de oito a dez sessões para restabelecer o equilíbrio dos sistemas nervoso e endócrino. Depois, é indicado realizar uma sessão por mês, na semana que antecede a menstruação, para prevenir os sintomas da TPM.
Quem pode se tratar com a acupuntura
Essa técnica pode ser utilizada por pacientes de todas as idades, incluindo crianças e idosos.
Na primeira consulta, o paciente passará por uma avaliação completa na qual o terapeuta fará perguntas sobre seu estilo de vida e sintomas físicos e psicológicos. Em seguida, será traçado um plano de tratamento.
Nessa ocasião, aproveite para expor suas dúvidas, relatar todos os desconfortos e perguntar sobre os resultados e os benefícios da acupuntura para a sua saúde. Lembre-se, porém, de não fazer substituições de tratamentos sem o acompanhamento do seu médico.
Fonte(s): Mundo Boa Forma, IG, Saúde Dica e Revista Viva Saúde